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quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tangran - Sugestão de Aula - 2º e 3º ano

Sugestão de Aula



O Tangram , sete tábuas da sabedoria", é um quebra-cabeça chinês. Apesar de ser considerado bastante antigo, sua existência só foi verificada a partir de 1800. Ele consiste-se de 7 peças, chamadas "tans", que se encaixam, formando um quadrado:

* 5 triângulos isósceles

o 2 pequenos (lados de 1)

o 1 médios (lados de raiz quadrada de 2)

o 2 grandes (lados of 2)

* 1 quadrado (lados of 1)

1 paralelogramo (lados de 1 de raiz quadrada de 2)

2º e 3º anos.

Objetivos:
- Identificar e classificar as peças do Tangram;
- Explorar as peças de Tangram e representando um animal usando todas as peças.
- Elaborar um poema com rimas sobre o animal escolhido.
- Elaborar um livrinho com os animais representados em papel colorido e os versos digitados no LIE.
O que os alunos já trabalharam em sala de aula:
Figuras geométricas, classificação dos animais e rimas

Recursos: Jogos de Tangran de madeira para explorar. Peças de Tangran recortadas em papel colorido para cada aluno.
Informática: Introdução sobre o Tangran


No Laboratório de Informática: (temos Linux) - Os alunos assistiram a um vídeo do Youtube no datashow:
Tem dois bem legais:
http://www.youtube.com/watch?v=R0kLmupaoOk&feature=related
história de bonecos:
http://www.youtube.com/watch?v=irjvYx43W3s&feature=related
Animação:
http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/jeux_mat/textes/cirque.html

Depois abrimos o G Compris em Quebra-Cabeças – Tangram
para explicar como funciona, dando ênfase aos botões da esquerda que alteram a posição das peças e dão as dicas.
Os alunos sentaram nas estações e exploram as diversas formas sugeridas.
(Tutorial do Compris para baixar no Linux:
http://proidrs.blogspot.com/2009/06/instalacao-do-gcompris-no-linux.html)

Sala de aula: As crianças foram solicitadas a explorar o tangran, procurando formar um animal.
Cada criança apresenta para o grupo o animal representado e fala um pouco sobre ele.
Depois cada criança recebe o conjunto de peças recortado em papel colorido para montar seu animal e colar em outra folha.
Vamos escrever sobre o animal?
Em outra aula eles vão digitar na Informática para montar um livrinho de Tangran.

Tangran on-line:
http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html

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